A grama sintética pode ser uma boa opção para substituir a grama natural nos jardins, para evitar a necessidade de manutenção.
Mas existem vários tipos de grama sintética no mercado, além de várias marcas, então pode surgir uma certa confusão.
Tipos de grama sintética
Para ajudar a escolher a grama sintética, entenda quais são os principais pontos a serem analisados, e entenda as diferentes nomenclaturas:
As gramas sintéticas que mais parecem grama
Existem gramas sintéticas com uma única cor ou com duas cores. As que têm duas cores (bicolores) são as mais realistas quando comparadas com a grama natural. Elas têm uma mistura da cor verde com a cor palha, que fica parecendo as partes mais secas do gramado natural.
É por isso que esse tipo de grama sintética é mais recomendada para o uso em jardins. Além da cor mais realista, os modelos de grama indicados para jardim costumam ter também fios mais longos (de 25 a 30mm) e mais finos, por isso ficam ainda mais confortáveis e realistas.
Marcas e nomenclaturas
As diferentes marcas de grama sintética têm nomes diferentes para cada linha oferecida. Isso pode confundir na hora da escolha. Dependendo da marca, a grama mais realista, com duas cores e fios mais finos, recebe o nome de “Garden Grass” ou de “Soft Grass”, por exemplo. Mas os termos são muitas vezes usados equivocadamente. Algumas vezes o termo softgrass é usado para se referir a gramados sintéticos de forma geral, ou a qualquer gramado com fios mais finos. Então é importante saber do que o vendedor está falando quando usa essas palavras.
Veja outros nomes que também se referem ao tipo de gramado sintético, de acordo com o tamanho e forma dos fios:
- Grama sintética fibrilada: É quando os fios da grama têm riscos em toda a sua extensão, parecendo fibras. Por parecer um pouco mais com folhas, esse tipo de grama parece um pouco mais com a grama natural, embora não tanto quanto a bicolor.
- Grama sintética crimp: Esse é um tipo de grama com os fios retorcidos. Fica mais compacta, por isso é usada em campos de futebol ou outros locais onde sejam realizados exercícios físicos. A forma retorcida impede que os fios enrosquem ou sejam puxados ao correr.
- Grama sintética com fita plana: Nome dado à grama sintética com fios lisos, sem fibras nem formato retorcido. Sua largura é maior do que os fios do tipo “soft”, por isso seu visual é menos leve e menos parecido com grama natural.
Imagem: Playgrama
Altura da grama sintética
As gramas sintéticas podem ter várias alturas, normalmente entre 10 e 30mm (equivalente a 1 a 3cm). As alturas mais comuns são a de 12 a 20mm nas gramas sintéticas fibriladas, retorcidas ou planas, e de 25 ou 30mm nas versões para jardim. Quanto mais alta, mais confortável ao toque.
Material da grama sintética
A grama sintética é constituída por uma base preta plástica e permeável. Os fios que imitam a grama são presos a essa base, e podem ser de polietileno, polipropileno ou nylon. O material mais comum é o polietileno, e é também o mais confortável.
Qualidade da grama sintética
Além do visual e da textura, outros itens a serem analisados na grama sintética são a resistência e o conforto. Algumas marcas e modelos resistem mais a altas temperaturas, impedindo que a grama sintética esquente muito. Então essa é uma questão a ser verificada com o vendedor na hora da compra.
E outro fator importante é a durabilidade do material. Alguns têm fios que se soltam com facilidade da base, enquanto outros ficam bem presos. E isso interfere diretamente na sua durabilidade, especialmente em locais com mais movimento. Por isso o ideal é ver uma amostra do material antes de comprar, ou adquirir de marcas conhecidas.